quarta-feira, 2 de maio de 2012

Síndrome do gato Para-quedista

A síndrome do gato paraquedista é algo que todo dono de gato deveria saber.
É sempre importante que os gatinhos vivam em ambientes telados, a fim de prevenir quedas, que podem ocasionar em alto risco de vida ao animal. É pura lenda que gato tem 7 vidas! Não acreditem!
Mas e se o gato cair?
A casa do meu irmão Akira é um apartamento de altura equivalente ao 4o andar.
Que fique bem claro: o apartamento é telado.
Mesmo assim, o gatinho dele, o Kroc, não é castrado, e estava há muito, querendo fazer amizade com algumas fêmeas que rondavam pelo andar térreo do prédio.
Pois bem: ele roeu a corda que remendava a rede de proteção (pois a cachorrinha antiga que vivia na casa roeu a rede original). Embora nunca fôssemos imaginar tamanha infelicidade de isso acontecer, ele despencou.

Krocs deu uma sorte danada. Algumas lesões graves que podemos considerar em casos de queda deste tipo:


1- ruptura de parênquima pulmonar, contusões pulmonares em geral, podendo envolver também o diafragma (isso envolve o músculo diafragma que é tipo um "guarda-chuva", imprescindível nos movimentos de inspiração e expiração). Isso pode alterar o parâmetro ventilatório e a oxigenação do paciente. Em geral, a resolução do caso é cirúrgica;



2- Fraturas múltiplas em membros, podendo ser os inferiores, superiores e até mesmo as falanges (ou melhor, os dedinhos). Isso também é resolvido cirurgicamente. Diferente de nós humanos, os animais SOMENTE conseguem ficar com a fratura estabilizada através de placas ou pinos fixadores. Apesar da foto escolhida parecer que ele está ENGESSADO, isso não existe em veterinária. Na verdade ele se encontra "esparadrapado"para melhor manter o curativo da região;




3- Fratura de palato duro e sínfise mandibular - Estes nomes estranhos se referem a ossos relacionados e localizados na cavidade oral e muito importante na mastigação.. Também tratamento cirúrgico.

Enfim, também pode haver traumatismo de pelve com ruptura de ureter (canalzinho que direciona o xixi), traumas oculares, traumatismos cranianos em geral (os mais comuns são os citados acima), ruptura de baço...etc.

Ou seja: Não quebre o seu gato!!! Ele não merece.

Ok, mas o que o para-quedas tem a ver com a história toda?
Vamos ao pára-quedas então.


A questão toda é que, dependendo da altura, o gatinho consegue rotacionar o corpo e abrindo as quatro patas ele consegue diminuir o impacto da queda como se fosse um "pára-quedas".
Importante esclarecer que isso não poupa ele de se machucar como descrito acima.
A altura também é relevante. Ele precisa de tempo para conseguir mexer o eixo do corpo. Segundo estudos, para que ele consiga fazer o movimento de pára-quedas, a altura deve equivaler a mais ou menos o 7o andar de um prédio.
Ele se machuca bastante. Mas sobrevive.
É incrível como a natureza é sabia. Mas não é bonito de ver quando acontece.
É sempre importante levar em consideração a Posse  Responsável de animais. Se não pode cuidar, não tenha.
Leia-se não pode"cuidar" e não "gastar dinheiro". 
É que tem gente que confunde os dois.
Cuidar quer dizer assumir como membro da família, dar carinho, dar amor, dar condição de vida digna, moradia e alimentação. E também cuidados médicos. Isso é o kit básico de proprietário.
O preço que se gasta p/ ver seu bichinho bem vale muito menos do que se gasta p/ salvá-lo da beira da morte. Sem contar que, pelo menos pra quem tem coração, dói ver o bichinho machucado.
E se ele precisar de vc, saiba que algumas vezes, vc terá de pedir ajuda, terá de se atrasar pro trabalho, terá que abdicar de sair p/ ficar de olho na recuperação dele. É o mínimo que se faz quando se assume responsável por um outro ser vivo. Ele sequer fala. Então: Atenção redobrada.

Enfim, ficam aí dicas para o bem-estar de todos os gatinhos.
Eles já sofre preconceitos demais. Tem gente que acha que eles não amam os donos, são independentes e não se apegam a nada (isso é a visão de quem não tem gato). Se for gato preto então, tem gente que acha que pode ser "despacho" religioso...
Concluindo!!!

Gatos são extremamente companheiros. Todas as pessoas deveriam ter a experiência de receber o amor de um bichano.
Mas somente se assumi-los com posse responsável.
Tem que encarar como coisa séria. Não é de pelúcia, é vivo e depende de você pra cuidar com carinho e dedicação.

Acho que fui bem clara.
Abs


Um comentário: